Porque ter um sistema de gestão da qualidade na indústria?
Muitas perguntas são respondidas levando-se em consideração o estudo histórico da evolução daquele determinado assunto. Em termos de Sistema de Gestão da Qualidade é necessário avaliar todas as fases que a Qualidade passou ao longo dos anos, as chamadas Eras da Qualidade.
A primeira Era da Qualidade conhecida como Era da Inspeção possuía um foco na qualidade do produto acabado, dessa forma, produtos bons eram separados de produtos ruins e inspecionados um a um com relação ao atendimento de sua qualidade. Isso demandava grande número de pessoas inspecionando os produtos procurando defeitos, ou seja, altos custos com pessoal e com desperdício de produtos acabados considerados inadequados para utilização.
Em contrapartida, a Era do Controle Estatístico da Qualidade foi marcada por grande aplicação de métodos estatísticos, com o objetivo de determinar o nível de variação de um determinado processo. Ou seja, o foco deixou de ser o produto e passou a ser o processo.
A terceira Era da Qualidade, ficou conhecida como Era da Garantia da Qualidade, onde o foco estava no sistema, dessa forma, se observava a necessidade de prevenção e o envolvimento de outros setores na qualidade com o intuito de contribuírem para impedir falhas.
No entanto, o foco no sistema ainda não era o suficiente para atender à demanda de um conceito de qualidade mais abrangente com uma visão mais robusta de todos os detalhes. O que culminou a partir da década de 80 em diante na 4ª Era da Qualidade, a Era da Gestão da Qualidade Total, onde o conceito de qualidade engloba não somente a diferenciação da empresa da concorrência, como também o atendimento das necessidades do mercado e dos clientes.
E para a empresa trabalhe com a qualidade visando ter um impacto estratégico de mercado, é fundamental que não só o departamento de qualidade e demais setores atuem para produzir e trabalhar com processos que levem a fabricação de produtos de qualidade, nesse cenário é essencial o papel da alta direção atuando e fazendo parte do que chamamos de sistema de gestão da qualidade.
Por isso ter um sistema de gestão da qualidade não significa somente estar encaixado em um período temporal de acordo com as classificações conceituais. Ter um sistema de gestão da qualidade claro, com metas, procedimentos descritos, política da qualidade e posicionamento da alta direção atualmente é um critério de seleção natural onde o consumidor está cada vez mais consciente de suas possibilidades e com alto poder de escolha.